Velocidade de Download

Expandir Início
Teste

Antes de vara verificar a velocidade de download da sua conexão feche todos os programas que estão sendo executados no seu computador e pare todos os downloads.

Existem diversos testes de velocidade disponíveis na Internet mas a grande maioria não tem precisão. Diversos fatores podem atrapalhar essa precisão. Alguns testes são específicos para os usuários dos provedores que disponibilizaram estes testes. Outros testes consideram que todos os provedores de Banda Larga no Brasil são ADSL e assumem que você é usuários de um destes provedores. Além disso alguns sites que disponibilizam teste de velocidade não tem banda (velocidade) suficiente para executar o teste com precisão ou deixam de ter banda suficiente a medida que o teste deles se torna popular e mais usuários passam a fazer uso dele.

Mas nem todos os testes são imprecisos o tempo todo. O ideal é não se basear em apenas um deles ao avaliar a velocidade disponível.

A seguir estão alguns testes que tem mostrado uma boa precisão:

Teste 1 - SpeedTest Mini (velocidade entre seu computador e a Netwave)

Teste 2 - Velocímetro TechTudo (teste rápido para o dia a dia, mas o reultado nem sempre é preciso)

Teste 3 - SpeedTest.Net (mais completo) - Recomendado!
              Atenção: Para um resultado mais presciso, selecione o ponto no mapa referente às cidades de Itatiba ou São Paulo.

Teste 4 - SIMET - Teste oficial do Brasil (complexo e preciso mas nem sempre funciona)

A seguir estão alguns testes que na maioria das vezes são imprecisos:

Teste 5 - Speed I/O (lento e impreciso)

Teste 6 - Velocímetro RJ Net (muito impreciso) - Evite usar!


Você sabe a diferença entre
Kbps (com "b" minúsculo) e
KBps (com "B" maiúsculo)?

A velocidade de conexão com a Internet, também conhecida como largura de banda, é medida em Kbps (quilobits por segundo) com "b" minúsculo enquanto a taxa de transferência é medida em KBps (quilobytes por segundo) com "B" maiúsculo. Para transferir um quilobyte de dados em no máximo um segundo é necessária uma largura de banda com capacidade de transferir entre 8 e 10 (média de 9) quilobits por segundo, já incluídos ai os bits de dados e os bits de controle.

Os dados são transferidos em forma de pacotes de aproximente 1500 bytes cada. Estes pacotes incluiem 8 bits para cada byte dos dados e diversos bits de controle que incluem, por exemplo, os enderços de origem e destino do pacote.

Os bits de controle são como a embalagem de uma encomenda enviada pelo correio, que é necessária e se paga pelo peso mas se joga fora quando chega.


Topo Início